quinta-feira, 23 de maio de 2024

Será que os judeus são dotados de humanidade?

 

PAULO REIS

Uma breve passagem de um artigo publicado numa revista islâmica editada em Portugal, a Al-Furqán, dirigida em 1988 pelo sr. Yossuf Adamgy,: "Será que os judeus são dotados de humanidade? (...) O judeu não possui boas qualidades; não conhece a misericórdia, nem a simpatia; odeia toda a gente que não seja judeu (…) está demonstrado que as qualidades dos judeus são desumanas (..)” acrescenta o artigo.

Na mesma revista, edição nº 41, correspondente aos meses de Janeiro/Fevereiro de 1988, pode ler-se um artigo assinado pelo Xeque Aminuddin Mohamad, que foi conselheiro espiritual da Comunidade Islâmica de Lisboa, onde se conclui que "os judeus propriamente ditos não são seres humanos." O artigo refere ainda que “(...) os judeus são inimigos de todos aqueles que não o são”, e procuram fazer-lhes todo o mal possível, concluindo com um rasgado elogio a Hitler: “Talvez tenha sido por isso que Hitler quis aniquilar este maldito povo”.

André Ventura e os turcos preguiçosos

 

TRAVESSA DAS VERDADES (OPINIÃO) - João Tavira

Com a devida vénia, aqui se republica uma crónica de um bloguer brasileiro, Bráulio Tavares, autor de uma coluna no "Jornal da Paraíba" entre 23 de março de 2003 até 10 de abril de 2016, data a partir da qual, com o fecho do jornal, os textos passaram para um blogue na Internet.

Já tinha passado os olhos por este texto, sem lhe dar grande importância ou relevo. Mas quando ouvi a diatribe parlamentar de André Ventura sobre os turcos preguiçosos, não pude deixar de fazer um paralelismo com um conhecido episódio da vida do escritor e colunista Eça de Queiroz. Pressionado pela horas a que devia entregar a sua crónica regular e sem temas que lhe viessem à cabeça, Eça de de Queiroz decide desancar, forte e feio, no Bei deTunes, que, coitado, não passava de um governante menor, numa província sob ocupação turca – pormenor que permite algumas dúvidas sobre a natural e aparente preguiça dos turcos, uma vez que até tinham conquistado um império e anexado a província de Túnis.

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Bráulio Tavares

quinta-feira, 27 de março de 2008

In “Mundo Fantasmo”

O Bei de Túnis é um personagem familiar aos escritores que já sobreviveram graças ao jornalismo diário. “Bei” era o título dos governadores de província em Túnis, na época da dominação turca. Eça de Queiroz tinha uma coluna de jornal para a qual era preciso achar assunto diariamente. Um tarde, com o juízo zerado e o relógio galopando, lembrou-se por algum motivo do Bei de Túnis e escreveu um artigo demolidor, acabando com o sujeito. Quando no outro dia lhe perguntaram a razão do ataque, confessou que era falta de assunto, e concluiu: “Não importa: em Túnis há sempre um Bei. Desanquei-o.”

“Bei de Túnis” virou sinônimo erudito para “bode expiatório” ou para “Pilatos no Credo”: é aquele coitado que não tem nada com a história, que não se chama Joaquim nem mora em Niterói, mas que acaba levando as bordoadas de alguém que precisava esbordoar as primeiras costas que aparecessem. Sei dessa história desde pequeno, contada por meu pai. Por algum motivo sempre achei cômico visualizar a imagem de um político importante vivendo sua vida e tomando suas decisões, sem saber que do outro lado do mundo um jornalista anônimo está metendo o chanfalho nele, apenas para se desincumbir de uma tarefa.

Toda as vezes em que me sentei à máquina de escrever para desancar os estúdios de Hollywood ou as multinacionais do disco, sempre pensei que, por mais sinceras que fossem as minhas diatribes, no fundo aquilo era apenas um Bei de Túnis que me ajudava a ir para casa mais cedo. O episódio do Bei de Túnis, contudo, me parece ter uma relação oculta com outra história de Eça, uma das mais famosas: “O Mandarim”. Esta noveleta meio fantástica, publicada em 1880, foi uma espécie de ruptura com o realismo de “O crime do Padre Amaro” (1876) e “O primo Basílio” (1878).
Sua premissa era uma questão teórica conhecida como “o paradoxo do mandarim”, proposta em 1802 por François de Chateaubriand em “O Gênio do Cristianismo:”

“Se você pudesse, com um simples desejo, matar um homem na China e herdar sua fortuna na Europa, com a convicção sobrenatural que nunca ninguém descobriria, você formularia esse desejo?”


Em “O Mandarim”, o personagem Teodoro lê num livro a proposta diabólica:
“No fundo da China existe um mandarim, mais rico que todos os reis de que a fábula ou a história contam. Dele nada conheces, nem o nome, nem o semblante, nem a seda de que se veste. Para que tu herdes os seus cabedais infindáveis, basta que toques essa campainha, posta a teu lado, sobre um livro. Ele soltará apenas um suspiro, nesses confins da Mongólia. Será então um cadáver; e tu verás a teus pés mais ouro do que pode sonhar a ambição de um avaro. Tu, que me lês e és um homem mortal, tocarás tu a campainha?"


Parece haver apenas uma diferença de grau entre a capacidade de castigar verbalmente à revelia um turco remoto, e a capacidade de assassinar à distância um chinês para herdar-lhe os ouros. Nenhum escritor é totalmente inocente dos crimes que imagina.

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PS – Na ressaca do recente episódio parlamentar, lamentável e de mau gosto, fica-me uma interrogação: porque Diabo é que o André Ventura optou por desancar nos turcos? E porque não nos arménios? Ou até nos nossos vizinhos espanhóis, para quem a sesta pós-almoço é um dos valores sociais mais enraizados? Ventura também não estava pressionado por nenhum deadline para entregar uma crónica a ser publicada num jornal, não tinha nenhuma entrevista marcada e - que eu saiba - não tinha sofrido nenhuma intoxicação alimentar, depois de comer um kebab.

Só me ocorre uma razão para justificar a intervenção do tribuno que lidera o “Chega”: O André Ventura tinha que intervir, tinha que dizer qualquer coisa polémica, como diz todos os dias e, vai daí, imitou o Eça de Queiroz: desancou na primeira coisa que lhe veio à cabeça. No caso, os pobres dos turcos..


sexta-feira, 12 de abril de 2024

O deputado truca-truca e a poetisa Natália Correia

 
Estávamos em 1982 e a Assembleia da República debatia a despenalização do aborto. O então deputado do CDS, João Morgado, argumentou: «O acto sexual é para ter filhos». Natália Correia (na altura deputada eleita pelo PPD) subiu à tribuna para responder com um poema muito original. As gargalhadas obrigaram à interrupção dos trabalhos. O esquerda.net reproduz esta jóia da literatura portuguesa:

Já que o coito - diz Morgado -
tem como fim cristalino,
preciso e imaculado
fazer menina ou menino;
e cada vez que o varão
sexual petisco manduca,
temos na procriação
prova de que houve truca-truca.
Sendo pai só de um rebento,
lógica é a conclusão
de que o viril instrumento
só usou - parca ração! -
uma vez. E se a função
faz o órgão - diz o ditado -
consumada essa excepção,
ficou capado o Morgado.
 
(Natália Correia - 3 de Abril de 1982 )

terça-feira, 9 de abril de 2024

Activistas negros lançam petição contra o racismo

 

 Petição pública assinada por um grupo de activistas negros, encabeçados pelo activista Mamadou Ba:

Da Celebração ao Combate

Para: Ao Ex.mo Senhor Presidente da República; À Assembleia da República, Governo e Partidos Políticos

As recentes conquistas desportivas nacionais têm vindo a ser usadas para a reprodução de mitos sobre a multiculturalidade e harmonia inter-racial do Portugal contemporâneo. Como portugueses não-brancos, e imigrantes não-brancos residentes em Portugal, recusamos ser cúmplices desse branqueamento.

O dia 10 de julho de 2016 ficará para a história do desporto português. Pelo triunfo da seleção no europeu, e pelas medalhas (uma de ouro, duas de bronze) conquistadas no campeonato europeu de atletismo. Sem desprimor para o atletismo, é contudo incontornável que foi a conquista futebolística a mobilizar o país. 
E assim aconteceu porque este jogo e esta vitória representam, em termos simbólicos, mais do que a conquista de um título. Isso mesmo foi reconhecido pela mais alta figura do Estado português: instado a comentar a importância da vitória no Euro2016, em Paris, contra a seleção anfitriã, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma referência velada à “dura experiência dos emigrantes portugueses em França”. Escondida nas entrelinhas de tal referência estava, claramente e para quem quisesse ouvir, um reconhecimento da virulenta e insidiosa xenofobia sentida todos os dias pela comunidade portuguesa naquele país, desde a sua chegada nas grandes vagas migratórias de meados do século passado, em fuga da miséria, da fome e da guerra que lhes oferecia o regime fascista português. Desde essa altura, em que, com as suas malas de cartão, emigrantes portugueses se concentraram em bidonvilles insalubres, aquela que é hoje a segunda mais numerosa minoria em França tem uma história de décadas de exploração e opressão.

O reconhecimento da experiência de tantos portugueses em França é, todavia, algo totalmente negado no que diz respeito às minorias não-brancas em Portugal. Pelo contrário, o recente sucesso desportivo de tantos portugueses não-brancos está a ser posto ao serviço da reprodução de narrativas mitológicas, descrevendo um país multicultural e não-racista, que não existe nem nunca existiu, como as nossas histórias e experiência quotidiana nos fazem questão de recordar permanentemente. Ao mesmo tempo, as celebrações do triunfo recuperam referências culturais exaltando o passado dito glorioso dos “descobrimentos”, que na verdade não corresponde senão a séculos de pilhagem colonial e imperial dos nossos territórios de origem, e de redução dos nossos povos à indignidade da escravidão. 
Como portugueses e imigrantes não-brancos residentes em Portugal, de diversas origens, recusamos contribuir com o nosso silêncio para esse branqueamento. Sim, reivindicamos orgulhosamente os triunfos de atletas nos quais nos revemos e identificamos. O nosso Portugal é o de Patrícia Mamona, de Pepe, de Bruno Alves, de Eliseu, de Danilo, de João Mário, de Renato Sanches, de William Carvalho, de Éder, de Nani e de Ricardo Quaresma – filhos e netos de criadas, empregadas de limpeza, trabalhadores da construção civil. 
Um país que está longe de corresponder à imagem idílica que dele tem vindo a ser feita nos últimos dias. Um país cujo currículo educativo deprecia a população não-branca (em particular os negros e os ciganos), relegando-a para o lugar do Outro, selvagem e primitivo, nos manuais de História; um país que pratica o terrorismo de Estado nos bairros periféricos de Lisboa, essas autênticas colónias internas onde se concentram as populações não-brancas, nas quais vigora um estado de exceção permanente, e onde uma polícia militarizada se comporta como um exército ocupante levando a cabo, com total impunidade, execuções extrajudiciais; um país que viu e vê nascer inúmeros filhos e filhas de imigrantes, mas lhes nega a nacionalidade; um país que agora endeusa Éder, mas que recentemente obrigou Renato Sanches a mostrar os papéis para confirmar a sua idade; um país, cujo hino e bandeira celebram a conquista e a vitória sobre os nossos antepassados.

Recusamo-nos a aceitar como inevitável a nossa posição de subalternidade, e a ideia de que Portugal seja um país de brandos costumes. É tempo de quebrar este pesado silêncio, e passar da celebração a um combate sem tréguas, por um país que ofereça a todos os seus habitantes real igualdade de oportunidades, incluindo a de participar em todas as esferas da sociedade.

Para lá de palavras, o combate ao racismo branco da sociedade portuguesa exige medidas concretas. Nesse sentido, exigimos:

1. Medidas que garantam o acesso efectivo às esferas da sociedade que nos permanecem vedadas. Não aceitamos que, das unidades de saúde à função pública, passando pelos órgãos de comunicação social, escolas e universidades, todos estes espaços permaneçam exclusivos a portugueses brancos;

2. A desmilitarização imediata da polícia, e o fim imediato das operações do CIR (Corpo de Intervenção Rápida) nos nossos bairros, como primeiro passo rumo à abolição total da PSP e GNR, e sua substituição por mecanismos de garantia da segurança colectiva, baseados nas comunidades;

3. Uma comissão de inquérito independente aos assassinatos perpetrados pela policia;

4. A passagem do racismo a crime, público e com penas tipificadas no Código Penal;

5. A exclusão de conteúdos racialmente discriminatórios dos manuais escolares e do Plano Nacional de Leitura;

6. A reforma da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, no sentido de garantir a representação das comunidades não-brancas e imigrantes;

7. Definição clara e inequívoca de práticas discriminatórias, com critérios de avaliação e punição;

8. Direito à nacionalidade e cidadania plena para todos os nascidos em Portugal, e para todos os habitantes no território nacional que a requeiram;

9. O direito ao voto para todos os residentes em Portugal.

Queremos viver num país que respeite todos os seus habitantes, que os reconheça a todos e todas por igual, e que permita o pleno desenvolvimento do potencial de cada um. Estamos aqui para todos os combates que for necessário travar para alcançar esse objectivo, usando todos os meios ao nosso alcance. Ainda não conquistámos nada.

 

 

Mamadou Ba queria mudar bandeira e hino nacionais - e conseguiu, embora por pouco tempo

 

" (...) Portugal é (...) um país, cujo hino e bandeira celebram a conquista e a vitória sobre os nossos antepassados" - excerto de uma petição pública, publicada no jornal "Público" e subscrita por um grupo de activistas africanos. Pelos vistos, o governo de António Costa fez-lhe a vontade...

sexta-feira, 5 de abril de 2024

PGR abre inquérito a benefícios fiscais atribuídos à casa de Luís Montenegro

 



A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito aos beneficios fiscais atribuídos à casa de Luís Montenegro, em Espinho. A informação foi confirmada à RTP pela PGR, que reconhece que houve uma denúncia anónima. Em causa, está a alegada utilização indevida de taxa de IVA reduzida na habitação.
A Câmara de Espinho terá considerado reabilitação urbana o processo de uma nova construção, descendo assim o valor do IVA em cerca de 100 mil euros. A PGR acrescenta que não há arguidos neste inquérito.

Em reação à abertura do inquérito, Luís Montenegro garante que não teve "nenhum tratamento diferente de qualquer outro cidadão na mesma situação" e que não praticou "nenhum ato ética ou legalmente desadequado".
Na resposta enviada à RTP, o líder do PSD adianta que tem "todo o interesse em que o assunto seja apreciado" mas garante que não se deixará "condicionar cívica e politicamente".

"Não conheço o teor da denúncia anónima, mas no pressuposto de se relacionar com a fiscalidade associada à construção da minha casa, será uma excelente oportunidade para que esse assunto se encerre definitivamente", vincou Luís Montenegro, considerando ainda que, perante a denúncia, "não poderia o MP [Ministério Público] não abrir o inquérito" e que "em boa hora o faz".
"Continuarei a apresentar aos portugueses a Alternativa ambiciosa que Portugal precisa. Sempre fui, sou e serei um cidadão completamente livre", concluí, numa referência à coligação entre PSD e CDS-PP que se apresenta às eleições legislativas de março de 2024.
RTP (Dezembro de 2023)

terça-feira, 2 de abril de 2024

Hamas "pede desculpa" à população de Gaza pelo sofrimento causado pela guerra

 

O Hamas afirmou também que está a falar com "todas as componentes" da sociedade de Gaza, mencionando outros movimentos armados, "comités populares e famílias", para "resolver os problemas causados pela ocupação".
O movimento islamita palestiniano Hamas pediu pela primeira vez desculpa à população de Gaza pelo sofrimento causado pela guerra com Israel, numa longa declaração publicada na plataforma Telegram, no domingo à noite e citada pela Sic Notícias.

(Continua)


segunda-feira, 1 de abril de 2024

Censura: Governo de Macau quer saber antecipadamente conteúdo de peça teatral

Dóci Papiaçám, um grupo de teatro macaense,  espera “esclarecimento” sobre intenções do Instituto Cultural, ao pedir o guião de uma peça prestes a estrear. O dirigente do grupo de teatro em patuá, Miguel de Senna Fernandes, disse ao Jornal TRIBUNA DE MACAU que espera um esclarecimento do Instituto Cultural sobre a intenção de pedir o guião da peça que vai subir ao palco do Centro Cultural, no âmbito do Festival de Artes. 

Em 30 anos, esta é a primeira vez que isso acontece. Senna Fernandes frisou que “é fundamental que haja uma liberdade de criatividade” e disse acreditar que não haverá censura, até porque há uma “relação de confiança” de parte a parte. Caso aconteça, porém, “naturalmente vai haver protesto”, garantiu.
O Instituto Cultural (IC) pediu ao grupo de teatro em patuá, Dóci Papiaçám di Macau, para que entregasse o guião da peça que vai subir a palco no âmbito do Festival de Artes de Macau, segundo noticiou o Canal Macau. Miguel de Senna Fernandes confirmou o pedido, em declarações ao Jornal TRIBUNA DE MACAU, indicando que ainda não entregou o guião, que já anda a ser solicitado há dois meses, e que está à espera de um esclarecimento do organismo com o qual, sublinha, há uma “relação de confiança” há décadas.

“Toda esta problemática é nova” para o grupo, uma vez que em 30 anos é a primeira vez que sucede. “Nunca nos solicitaram fosse o que fosse. Houve sempre uma certa confiança no trabalho dos Dóci Papiaçám ao longo de 30 anos, isto tendo a consciência de que somos um grupo cuja maneira de fazer teatro e intervir é retratar aspectos sociais. Os Dóci são um grupo satírico. Só isto seria absolutamente incompatível com a submissão de guiões. Submeter para quê? Temos de perceber”, vincou.

O dramaturgo afirmou que “se for apenas um pró-forma, é normal”: “Temos este guião e ponto final”. Mas “quando as coisas começam a ser objecto de alguma análise – e parece-me que é essa a finalidade, a não ser que eu esteja errado – aí já incomoda, a história é completamente diferente”, sublinhou, lembrando as notícias sobre espectáculos que têm vindo a ser alvo de “alguma espécie de intervenção” nos últimos tempos.
(Continua)

Fraudes no reagrupamento familiar de imigrantes vão continuar

  Uma simulação de um pedido de reagrupamento familiar, numa família composta por residente em Portugal, mulher e filho menor, alvo do pedid...