segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Alguns passos do Islão, no caminho da instauração de uma teocracia


A partir de 28 de janeiro de 2022, passou a ser incluída, na ementa de almoço, a opção Halal nos refeitórios escolares dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública do concelho de Odivelas.

O presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, esteve na Escola Básica D. Dinis, em Odivelas, pelas 11h30, para saborear as delicias da alimentação halal que, a partir do dia 28 de janeiro de 2022, fazem parte da ementa dos refeitórios escolares do concelho de Odivelas.

Este projeto pioneiro foi implementado no início deste ano letivo, através de uma parceria com o Instituto Halal de Portugal (IHP), nas refeições do pequeno-almoço e do lanche, alargando-se agora ao almoço. A refeição de carne Halal será confecionada por uma empresa externa certificada pelo IHP e entregue, em unidoses ultracongeladas, pronta a comer. Os restantes componentes, assim como os pratos de peixe, serão preparados nas cozinhas das escolas, com base nos produtos aprovados por este instituto.

Esta ação, que tem como objetivo o fortalecimento da alimentação escolar como elemento cultural e meio de integração das várias comunidades estrangeiras existentes no município, conta ainda com o contributo da Comunidade Islâmica de Odivelas.

Na comunidade islâmica de Portugal começaram, entretanto, a surgir movimentações para que os alunos e alunas muçulmanas sejam autorizados a fazer as suas preces diárias, dentro do horário escolar. A definição da idade com que as crianças muçulmanas são obrigadas às rezas diárias depende de um conjunto de factores.

A obrigação começa a partir do momento em que a pessoa atinge a puberdade. Os sinais que definem isso são:
Para ambos os sexos: Emissão de esperma (polução noturna/ihtilam) para os rapazes, e menstruação (Hayd) para as raparigas.
Para ambos os sexos: Aparição de pelos púbicos (finais, ásperos).
Idade como último critério: Se nenhum dos sinais físicos acima aparecer, a puberdade é legalmente considerada atingida aos 15 anos lunares (cerca de 14 anos e 7 meses solares, de acordo com a maioria dos sábios islâmicos).

Na comunidade islâmica de Portugal tem sido debatido e discutida a hipótese de exercer a sua influência junto do Governo para abrir excepções, nos horários escolares, a fim de permitir que as preces diárias sejam todas cumpridas. No caso concreto, a questão tem a ver com a oração designada por "Asr" ( a oração da tarde) cujo horário varia entre as 16h00 e 18h00.

PS: Considerar a imposição de valores culturais diferentes dos nossos como " meio de integração das várias comunidades estrangeiras existentes no município" (de Odivelas) é mais do que discutível. A continuar por este caminhos, teremos, daqui a pouco salas de aula em que os alunos do sexo feminino e masculino se sentam em lados diferentes da sala - tal como acontece, por exemplo, na Escola Islâmica de Palmela. O uso da burca ou do niqab, por exemplo, é autorizado em escolas, em Portugal, embora apenas no recreio, mantendo-se alguma laicidade, no sistema de ensino, dentro das salas de aula, onde essas formas de cobrir o rosto não são permitidas. 

Com "Deepseek" 

Sem comentários:

Enviar um comentário