"Não existe rejeição dos valores ocidentais"
Alexandra Prado Coelho - Jornal Público
28 de Março de 2004
Quanto a intervenções ou ligações políticas, Esmael Loonat sublinha que a actividade do Tabligh é "única e exclusivamente religiosa" - os missionários limitam-se a exortar os muçulmanos à prática dos cinco pilares do Islão (a fé, a oração, o 'zacat' [caridade], o jejum no Ramadão e a peregrinação a Meca). "Rejeitamos absolutamente a conotação do esforço de missionação com o extremismo e o radicalismo", declara. E insiste: "É bom que fique claro que não ouvirão de nenhum missionário nada nas suas intervenções que não tenha a ver com a unicidade Daquele que controla o que está entre os Céus ou debaixo da Terra. O esforço de missionação não tem vínculo com a vida terrestre porque ela é transitória". "Não existe rejeição dos valores ocidentais"Os pregadores do Tabligh também não têm como objectivo a conversão dos não-muçulmanos. "Só desenvolvemos a nossa actividade junto dos muçulmanos".
Abool Karim Vakil (filho):
“O Tabligh Jamaat representa, por um lado, e incontestavelmente, a força de maior dinamização do Islão entre os muçulmanos em Portugal. Por outro, o seu rigoroso tradicionalismo, traduzido na prescrição do próprio vestuário, na estrita separação entre os sexos, numa atitude de distanciamento em relação à sociedade exterior, representa, como já referi, um factor de ruptura na tendência histórica para a integração na atitude dos muçulmanos em Portugal.”
Abdool Karim Vakil, in “Do Outro ao Diverso – Islão e Muçulmanos em Portugal: história, discursos, identidades”
The Times of India
Saudi Arabia bans Tablighi Jamaat, calls it ‘gate of terror’
In what can have significant ramifications for India, Saudi Arabia has stunned the Islamic world by banning the Tablighi Jamaat, the Islamist proselytising movement, calling it “one of the gates of terrorism”

TVI
Lisboa: reunião de movimento islâmico sem problemas
O movimento islâmico Tabligh Jamaat está reunido esta sexta-feira na mesquita de Lisboa, num encontro internacional que decorre num ambiente aparentemente calmo e descontraído, informa a agência Lusa.
Membros do movimento presentes na mesquita recusaram dar quaisquer pormenores sobre o grupo ou sobre este encontro em Lisboa.
"Só Esmael Loonat (um dos líderes do Tabligh Jamaat em Portugal) pode falar», referiram à Lusa vários membros do movimento."
Muslims Are Creating 'Nations Within Nations' Says Sir Mark Trevor Phillips, Former Head of U.K. Equalities Commission

The former head of the U.K.'s equalities watchdog also advocates the monitoring of ethnic minority populations on housing estates to stop them becoming "ghetto villages."
He says schools may have to consider a 50 per cent limit on Muslim, or other minority pupils, to encourage social integration.
And he says disturbing survey findings point to a growing chasm between the attitudes of many British Muslims and their compatriots.
Escola Islâmica de Palmela tem turmas mistas e ensino religioso facultativo
por Sandra Machado Soares/Carla Quirino/Marcelo Sá Carvalho /26 Setembro 2014
Na única Escola Islâmica do país, ninguém quer falar dos extremistas que dizem estar a manchar a imagem do Islão. Alunos e professores garantem que os radicais se servem do Corão apenas como máscara para conseguir objetivos políticos e economicos. O desejo de separar as águas é tal que nos abriram as portas do colégio, em Palmela, e mostraram-nos o que realmente ensinam, sem precisarem de partilhar no facebook. As turmas são mistas. Mas, a partir do secundário, o estudo da religião faz-se em salas separadas. Para elas, o véu obrigatório. A escola está aberta a outros credos e o ensino religioso não é obrigatório.
PS: Faltou dizer que, nas "turmas mistas", os alunos estão sentados separadamente, rapazes de um lado, raparigas de outro...
Revista Al-Madinah, editada pela Comunidade Islâmica do Sul do Tejo (Outubro de 2001)
"Nas escolas comuns (...) torna-se impossível salvaguardar a fé. A solução disto passa pela criação de instituições islâmicas, onde as crianças possam crescer num ambiente islâmico"
Half of all British Muslims think homosexuality should be illegal, poll finds
Survey for Channel 4 documentary finds 23% want sharia law but most feel strong connection with Britain when asked to what extent they agreed or disagreed that homosexuality should be legal in Britain, 18% said they agreed and 52% said they disagreed, compared with 5% among the public at large who disagreed. Almost half (47%) said they did not agree that it was acceptable for a gay person to become a teacher, compared with 14% of the general population.
In a series of questions on the terror threat in Britain, 4% said they sympathised with people who took part in suicide bombings (1% said they completely sympathised and 3% said they sympathised to some extent), and 4% said they sympathised with people who committed terrorist actions as a form of political protest generally.
Nearly a quarter (23%) supported the introduction of sharia law in some areas of Britain, and 39% agreed that “wives should always obey their husbands”, compared with 5% of the country as a whole. Two-thirds (66%) said they completely condemned people who took part in stoning adulterers, and a further 13% condemned them to some extent. Nearly a third (31%) thought it was acceptable for a British Muslim man to have more than one wife, compared with 8% of the wider population.
Fazail e Amaal - Português - As Virtudes Das Açoes - tradução portuguesa de Fazail-e-Amaal, o livro mais utilizado na obra de dawah e tabligh. Faça o download e compartilhe (mas despache-se porque, depois deste post, a página vai desaparecer rapidamente...)
O CARVALHADAS
sexta-feira, julho 08, 2005
"Fazail-E-Amaal".
“As virtudes das acções” é uma colectânea de sete livros e está à venda na Mesquita de Lisboa. O próprio imã da Mesquita aconselhou a sua leitura durante a habitual oração de sexta-feira. O último capítulo “A degradação Muçulmana e a sua Única Solução” apela a um “forte contra-ataque”, no intuito de recuperar o domínio do Islão sobre o mundo, dentro dos limites e das directrizes da “Shariah”.
Propõe, para atingir esses objectivos, a adopção dos “métodos e os meios demonstrados pelo Santíssimo Profeta de Alá”, isto porque o profeta não só foi bem sucedido no seu objectivo, como foi capaz de eliminar todas as relações ( religiosas ) entre os seus seguidores e elementos de fora”. Com as devidas ressalvas, parece que estamos perante uma versão do “Mein Kampft” de Hitler.
PS: Actualmente, há pelo menos seis comunidades islâmicas que estão a preparar a abertura de outras tantas escolas islâmicas, idênticas à Escola Islâmica de Palmela. Como se refere neste post, mais acima, a posição dos Tabligh Jaamat em relação às escolas oficiais é mais do que clara: "Nas escolas comuns (...) torna-se impossível salvaguardar a fé. A solução disto passa pela criação de instituições islâmicas, onde as crianças possam crescer num ambiente islâmico" (Revista Al-Madinah, Outubro de 2001)