sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Polestar 3 entra para o Livro do Guinness com recorde de autonomia

 


Há mais um carro no Livro de Recordes do Guinness. É o sueco Polestar 3, que se tornou no SUV elétrico que mais distância percorreu com uma única carga.

O recorde foi superado nas estradas do Reino Unido, por um exemplar de motor único e de longo alcance. Levou 22 horas e 57 minutos, num misto de condições meteorológicas (incluindo chuva). O automóvel cumpriu 935,44 km, conduzido por Kevin Booker, Richard Parker e Sam Clarke que se revezaram a cada três horas. Quando chegou aos 706 km (autonomia WLTP anunciada), o carro ainda tinha 20 por cento de bateria disponível.

Após atingir os 0 por cento, este Polestar 3 ainda conseguiu percorrer 12,8 km. Chegou a um ponto de carregamento antes de ficar parado, apresentando consumos de 12,1 kWh por cada 100 km. A versão do Polestar 3 que bateu o recorde foi a de longo alcance e motor único, que tem tração traseira. São 299 cv de potência e 490 Nm de binário, apresentando uma velocidade máxima de 180 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km em 7,8 segundos.

A bateria de iões de lítio, comum a todas as versões, é fabricada pela CATL, com química de níquel-magnésio-cobalto. Tem uma capacidade utilizável de 107 kWh e uma arquitetura de 400 volts. Esta ajuda a ter uma autonomia de 706 km.

A variante de longo alcance e dois motores tem tração integral, 489 cv de potência e 840 Nm de binário, atingindo os 210 km/h de velocidade. A autonomia desce para 632 km. Há, também, a versão de longo alcance e dois motores com Performance Pack, na qual o Polestar 3 tem 560 km de autonomia, 517 cv de potência e 910 Nm de binário. A velocidade máxima é de 210 km/h.

O automóvel confia a travagem a discos ventilados à frente e atrás, sendo que as rodas frontais têm sistema brake-by-wire e pinças Brembo de quatro êmbolos. Atrás, há uma pinça de um êmbolo. A suspensão dianteira é de duplo A e, atrás, de ligação integral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Failed integration and the fall of multiculturalismo

  For decades, the debate in Denmark around  problems with mass immigration was stuck in a self-loathing blame game of " failed integra...