sexta-feira, 29 de agosto de 2025

PSP herda 100 mil processos em atraso para expulsão de imigrantes

 


 Nova unidade apelidada de 'mini-SEF' já recebeu dezenas de caixotes de processos de Lisboa. É tudo em papel e no país existem casos abertos com quase 50 anos. Há exatamente uma semana foi formalmente criada na PSP a Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), já apelidada de ‘mini-SEF’, cuja principal novidade passa pela integração das competências de retorno e afastamento dos cidadãos em situação irregular no país e que até agora pertenciam à Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA)

Jornal Expresso 


 

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Muslims and nazis, an old alliance

 


6 anos o período de residência legal em Portugal para fazer pedido de naturalização

 


Grupo de reflexão Consenso Imigração sugere ao Governo um "compromisso" e a passagem de 5 para 6 anos o período de residência legal em Portugal para fazer pedido de naturalização. O grupo de reflexão Consenso Imigração defende o acesso à nacionalidade por naturalização aos imigrantes que tenham residência legal em Portugal há seis anos, desde que provem “conhecimento suficiente” da língua portuguesa e dos “princípios cívicos” do país.

Num parecer esta quinta-feira tornado público, o grupo, que junta todos os antigos altos comissários para a Imigração e outros especialistas, sugere ao Governo um “compromisso entre as diferentes perspetivas em presença, a passagem de 5 para 6 anos do período de residência legal em Portugal para poder apresentar o pedido de naturalização”.

A proposta de lei do governo, que será votada em setembro, prevê a passagem dos cinco anos atuais (contados a partir da chegada e não da autorização de residência) para sete anos para os cidadãos lusófonos e dez para os restantes.

Para os membros do Consenso Imigração, que organiza na segunda-feira um colóquio sobre o tema na Universidade de Lisboa, “o acesso à nacionalidade, pelas razões certas, permite estabilidade e segurança no país de residência e contribui para o investimento na integração e inclusão a longo prazo”.

Segundo os autores do parecer, “o pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa pressupõe — e não dispensa — um respeito consciente e absoluto por parte do requerente pela Constituição da República Portuguesa, bem como do Estado de Direito e das convenções e outros instrumentos legais chave dos quais Portugal seja signatário”.

Admitindo que a sociedade portuguesa está dividida sobre o tema da imigração, o grupo quer “procurar compromissos e pontos de encontro entre diferentes posições político-partidárias em presença, procurando equilíbrio, bom senso e, claro, respeito por princípios fundamentais de uma sociedade democrática, estruturada no respeito pelo Estado de Direito”.

O acesso à nacionalidade não deve ser, avisam, “visto como uma opção instrumental para outros fins, como os que decorrem de ser titular de um passaporte de um país Schengen”, mas sim um “passo muito relevante no processo de integração e inclusão para muitos imigrantes que queiram efetivamente integrar-se na comunidade política nacional”.

Por isso, “o conhecimento suficiente da língua portuguesa e dos princípios cívicos e de convivência decorrentes da Constituição portuguesa devem constituir requisitos reforçados para a atribuição de nacionalidade por naturalização”, defendem os autores.

“Portugal, enquanto comunidade de cidadãos, deve ver de uma forma positiva que alguém, cumprindo todos os requisitos da lei, queira integrar esta comunidade, assumindo os deveres e os direitos decorrentes”, consideram os autores, admitindo que os recentes resultados eleitorais contribuíram para uma “pressão para uma revisão restritiva da lei em vigor”, refere o texto.

Para os autores, a separação dos prazos para lusófonos e não lusófonos que consta da proposta do governo “viola os princípios da igualdade e não discriminação”.

A par da nacionalidade, os autores defendem que sejam dadas “garantias aos cidadãos imigrantes que têm uma alternativa viável à opção do pedido de aquisição de nacionalidade, caso queiram permanecer em Portugal, nomeadamente com a renovação eficiente e adequada da sua Autorização de Residência”.

Os subscritores defendem o reforço do Instituto de Registos e Notariado e que seja “assegurado o acesso à aprendizagem da língua portuguesa a todos os imigrantes” não lusófonos, “fortalecendo as respostas do ensino formal, não formal e a certificação”.

Paralelamente, “deve ser introduzida uma prova nacional, para maiores de 18 anos, que permita evidenciar os conhecimentos sobre princípios cívicos e de convivência decorrentes da Constituição da República Portuguesa”, à semelhança de modelos semelhantes que existem em Espanha ou no Reino Unido ( “Life in UK Test”).

Os autores também pedem transparência ao Estado para combater a desinformação, com a publicação anual de um “relatório nacional sobre os processos de atribuição e de aquisição da nacionalidade portuguesa, com dados desagregados por modalidade de acesso, perfil socio-demográfico e tempos de resposta dos serviços”.

Sobre a perda de nacionalidade para cidadãos naturalizados há menos de dez anos como sanção acessória após um crime, proposta pelo Governo, os autores do parecer defendem que a iniciativa deve ser fiscalizada pelo Tribunal Constitucional.

O acesso à nacionalidade “é um tema que deve merecer um consenso alargado na sociedade portuguesa e não ser, quer arma de arremesso do combate político, quer fator de agudização da polarização e fratura social que temos vindo a assistir entre nós”, concluem os autores.

Criado em meados de junho, este grupo inclui quatro antigos alto comissários, a ex-secretária de Estado Catarina Marcelino, as investigadoras Lucinda Fonseca e Catarina Reis Oliveira e os dirigentes associativos Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações e Paulo Mendes, presidente da Associação dos Imigrantes dos Açores.

Observador 

 

 

 

 

Between 2017 and 2018, there was a 17 per cent increase of cases of rape, and a 20 per cent increase in other forms of sexual assault in France.

 


Since 2009, around 3 million immigrants have arrived in Europe. In the year 2015, at the height of the migration crisis, a record 1.8 million illegal border crossings were reported in Europe.1 In the last ten years, 67 per cent of asylum seekers in Europe have been male, and 80 per cent of them have been under the age of 35. Approximately 2.4 million asylum applicants were from nine Muslim- majority countries (e.g., Afghanistan, Iraq, Syria, and Nigeria), so most immigrants are indeed of the Muslim faith. Four European countries (Germany, the United Kingdom, Italy, and France) host 70 per cent of Europe’s unauthorized immigrant population.2

Alongside the increase in arrivals to Europe, sexual violence has proliferated on the continent, as detailed in ‘Chapter 3: Sexual Violence by Numbers’. Between 2017 and 2018, there was a 17 per cent increase in instances of rape, and a 20 per cent increase in other forms of sexual assault in France.3 In French public places, 3 million women have experienced unwanted sexual attention and advances. 

In Germany in 2017, the number of victims of ‘sexual coercion’ rose by 41 per cent. Compared to the previous year, Sweden witnessed a 12 per cent increase in reported sex offences in 2016—the staggering jump in these statistics is all the more shocking because rates of sexual violence were relatively stable in Sweden between 2005 and 2011. Although Hirsi Ali recognizes that some of the increase in sexual crime statistics might be explained by new legal definitions of rape and greater public awareness about the issue (due to #metoo), she argues that it must also be acknowledged that the countries with the largest intake of immigrants have witnessed the largest increase in sexual violence. Therefore, she concludes, assessing the link between immigration and the rise of sexual violence is vitally important.

O lento (mas seguro) caminhar da Sharia e da Irmandade Muçulmana em Portugal e na Europa


segunda-feira, 23 de junho de 2025

O tribunal islâmico da Mesquita de Lisboa

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Divórcio muçulmano, feito ao abrigo da Sharia, reconhecido por tribunal português 

sábado, 15 de junho de 2024

Tribunal só para casos de imigração pode ser inconstitucional 

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

"Muitas reticências” do sheik Munir sobre símbolos religiosos proibidos pela UE 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Xeque Munir contra "valores portugueses" de Pedro Nuno Santos 

domingo, 24 de agosto de 2025

Austrian court allows use of Islamic Sharia law in private contracts 

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Os muçulmanos "estão a criar nações dentro de nações" 

domingo, 8 de junho de 2025

quarta-feira, 4 de junho de 2025

A ingenuidade do ministro Leitão Amaro em relação aos imigrantes islâmicos

terça-feira, 5 de março de 2024

Ex-líder da Irmandade Muçulmana condenado à morte por enforcamento 

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Os valores do Xeque Munir e da Ana Catarina Mendes 

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

"Muitas reticências” do sheik Munir sobre símbolos religiosos proibidos pela UE

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Alongside the increase os immigrants arrivals to Europe, sexual violence has proliferated

 


Ayaan Hirsi Ali was born into a Muslim family in Somalia, and after a brief period of living in Saudi Arabia her family settled in Kenya, where she was raised. In 1992, at the age of 23, fleeing an arranged marriage she sought asylum in the Netherlands. Successfully escaping from her family who had forced her to undergo genital mutilation as a child, she integrated into Dutch society. She learnt the language and studied political science at Leiden University. 

Soon, she became a prominent critic of radical Islam, triggering the wrath of Muslim extremists (she was put on an Al-Qaeda hit list in 2010) as well as achieving international recognition, making it onto Time’s top 100 most influential people in the world in 2005. A US citizen since 2013, she now works at the Hoover Institution where she did her research writing under the title Prey: Immigration, Islam, and the Erosion of Women’s Rights

Hirsi Ali establishes a link between immigration and increasing sexual violence against women, and traces back the root of the problem to the cultural differences between Christian Europe and Muslim-majority countries. She argues that while Western Europe has evolved culturally to the point that it presumes the innocence of women in a case of sexual assault, and protects their rights and safety, in Muslim-majority countries the attitude is still that women can be blamed for being sexually assaulted. 

In her book, Hirsi Ali emphasizes on multiple occasions that only some immigrant men commit such crimes, but she draws attention to the fact that due to cultural differences and the lack of integration there is a correlation between the increase in sexual violence in Europe and the influx of immigrants.

Since 2009, around 3 million immigrants have arrived in Europe. In the year 2015, at the height of the migration crisis, a record 1.8 million illegal border crossings were reported in Europe.1 In the last ten years, 67 per cent of asylum seekers in Europe have been male, and 80 per cent of them have been under the age of 35. Approximately 2.4 million asylum applicants were from nine Muslim- majority countries (e.g., Afghanistan, Iraq, Syria, and Nigeria), so most immigrants are indeed of the Muslim faith. Four European countries (Germany, the United Kingdom, Italy, and France) host 70 per cent of Europe’s unauthorized immigrant population.2

Alongside the increase in arrivals to Europe, sexual violence has proliferated on the continent, as detailed in ‘Chapter 3: Sexual Violence by Numbers’. Between 2017 and 2018, there was a 17 per cent increase in instances of rape, and a 20 per cent increase in other forms of sexual assault in France.3 In French public places, 3 million women have experienced unwanted sexual attention and advances. 

In Germany in 2017, the number of victims of ‘sexual coercion’ rose by 41 per cent. Compared to the previous year, Sweden witnessed a 12 per cent increase in reported sex offences in 2016—the staggering jump in these statistics is all the more shocking because rates of sexual violence were relatively stable in Sweden between 2005 and 2011. Although Hirsi Ali recognizes that some of the increase in sexual crime statistics might be explained by new legal definitions of rape and greater public awareness about the issue (due to #metoo), she argues that it must also be acknowledged that the countries with the largest intake of immigrants have witnessed the largest increase in sexual violence. Therefore, she concludes, assessing the link between immigration and the rise of sexual violence is vitally important.

(Continue

  

 

"Muitas reticências” do sheik Munir sobre símbolos religiosos proibidos pela UE

Líder religioso não considera que o lenço, ou véu, seja um símbolo muçulmano e teme que a medida hoje tomada pelo Tribunal Europeu de Justiça abra portas a mais discriminação nas empresas O sheik David Munir vê a medida tomada esta manhã pelo Tribunal Europeu de Justiça – que considera “legal” que as empresas proíbam os seus empregados de usarem símbolos religiosos, políticos ou filosóficos visíveis – com "muitas reticências".

É irónico que um praticante da mais violenta repressão em relação a outras confissões religiosas, venha, lacrimejando, lamentar decisões tomadas por um tribunal europeu - o mesmo tribunal que lhe permite exercer a sua religião, em paz, na Europa - tirando, é claro, os inúmeros atentados suicidas que os muçulmanos já trouxeram a este continente. Não há igrejas na Arábia Saudita nem se pode possuir uma Bíblia. O lobo com pele de cordeiro, Xeque Munir, não perde uma oportunidade de se vitimizar, como se a religião dele não fosse a maior intolerante de todas as crenças à face da terra. 

Teme "O líder religioso teme que se abra portas "a uma maior discriminação" contra as mulheres muçulmanas, já que na prática uma empresa pode exigir que uma trabalhadora deixe de ir trabalhar ou não seja admitida por usar um lenço ou véu."

Exactamente. Tal como não se autoriza uma trabalhadora a ir trabalhar de cara completamente tapada, ignorando-se quem está por detrás daquele pano preto. E quando a PSP manda uma muçulmana ortodoxa parar num controle de trânsito? Como confirmar que aquela face está no documento de identificação?  

 Será difícil uma maior discriminação, sobretudo na Sharia, em relação aos direitos das mulheres. Por exemplo, como explicou o próprio Xeque Munir ao jornal Público, em matéria de herança, o homem tem sempre direito a dois terços e a mulher a um terço.

Munir lembra que o lenço não é um símbolo religioso e é também usado por mulheres que não são muçulmanas. "Compreendo a medida do Tribunal Europeu se esta não considerar que o lenço como um símbolo religioso", adianta ao Expresso. E faz uma distinção entre o lenço (ou véu), que faz parte do vestuário de uma mulher muçulmana e deixa a cara descoberta; e o niqab e a burca, que cobrem o rosto e são considerados símbolos religiosos.

O sheik David Munir lembra que esta medida do tribunal "deixa muita coisa em aberto" e surge numa conjuntura em que estão marcadas eleições em vários países europeus, em que alguns candidatos populistas dominam a agenda. Adianta no entanto que as empresas são livres de admitir os funcionários e as suas políticas têm de ser respeitadas - uma ameaça velada do líder espiritual da Comunidade Islâmica de Lisboa. O mesmo líder que gostaria imenso de ver os seus alunos de árabe escrever um dia da direita para a esquerda. E muito provavelmente ver as crianças submetidas a mutilação genital feminina.

De salientar que o "Tribunal Europeu de Justiça ditou esta terça-feira de manhã que as empresas a operar na União Europeia podem proibir as suas funcionárias muçulmanas de usarem o véu islâmico e todos os funcionários de usarem quaisquer outros "símbolos religiosos, políticos ou filosóficos visíveis" desde que os seus regulamentos internos exijam a todos os trabalhadores que se vistam "de forma neutra".

Esta é a primeira vez que a mais alta instância judicial europeia se pronuncia sobre querelas judiciais relacionadas com o direito de trabalhadoras muçulmanas a usarem o hijab nos seus locais de trabalho. "Um regulamento interno que proíba o uso de quaisquer símbolos políticos, filosóficos ou religiosos visíveis não constitui uma discriminação direta", avança o ECJ em comunicado.

HUGO FRANCO 14 DE MARÇO DE 2017

PS: Felizmente, ainda há vozes dissonantes da maioria acéfala: Ayaan Hirsi Ali

Germany is now proof Farage's deportation flights pledge can work

 


Joseph is hiding from Germany's deportation police. He is living in a small room borrowed from a friend, only daring to go out once a week for a secret visit to church.

Even then, he gets a lift from a fellow worshipper rather than braving public transport. 'I am driven to the church and back,' he whispers down the phone to me. 'I cannot go on the tram, the train or the bus because the police may see me. They want to take me to the airport and deport me back to Nigeria.'

Joseph, a talented musician, appears to be a decent man, but he is unlikely to get much sympathy in Germany. The country has turned its back on mass immigration as the economy falters, crime soars and the government shells out 'refugee-related expenses', including benefits, of £25 billion a year.

He is among the millions who entered after Chancellor Angela Merkel's momentous decision in 2015 to open Germany's borders to Syrian refugees – and, as it turned out, those of any country who knocked.

One in five of the migrants claim benefits. Nearly half of those who arrived never went to school in their home country or left before passing any exams, so they can only find menial jobs. Two out of three of the female arrivals are unemployed. In schools, teachers are faced with teenagers (some of whom have been here since they were babies) who struggle with the most basic German.

Today, Joseph finds the tables have turned on him. Germany has had a 'seine Meinung andern' – a change of mind – after letting in so many migrants. And, like many others, he has gone to ground.

Chancellor Friedrich Merz announced this week that the German welfare state is no longer sustainable for either its own people or the millions of Merkel newcomers. The welcome is over and deportations come top of the political agenda.

Every week, the authorities put migrants on flights to their home countries, some of them the very people greeted by Merkel's supporters waving banners and balloons ten years ago.

The Mail has been shown details of recent deportation flight lists. Earlier this month, at 7am, a group of migrants was put on a government-chartered aircraft leaving Frankfurt for Nigeria and Ghana. A day later, another plane left for Serbia and North Macedonia. There have been multiple flights from various German airports to Iraq, Georgia, Bulgaria, Croatia, Serbia, and Moldova.

In August last year came the first flight to Afghanistan carrying away violent criminals, offenders, and terror supporters. Each received £850 in cash to go. The German government used Middle East intermediaries to arrange the deportation with the Taliban. A further 15,000 Afghanis are now listed for deportation, some of them suspected of terror-linked offences.

Our informant added bitterly: 'They also hope to deport Syrians despite their country being in turmoil after the recent coup and the fact they were being invited in first. Germany has become a wolf in sheep's clothing.' In truth, the deportations are mired in legal red tape. The German government this week, showing frustration, threatened to strip asylum seekers' of the right to an immigration lawyer in an effort to remove more – and faster. Alexander Throm, a senior MP in the Chancellor's Christian Democrats party said: 'Many deportations fail due to various legal obstacles.

'Also, if people go into hiding or can't be found, the police may give up trying to arrest them.' German state TV recently aired a compelling documentary on the reality of deportations by following a team from the Foreigners' Authority based in Brandenburg, north-east Germany.
The aim of the film was to assure Germans that action is being taken. However, it also revealed a system that is creaking under the weight of the work.

(Continue

 


Failed integration and the fall of multiculturalismo

  For decades, the debate in Denmark around  problems with mass immigration was stuck in a self-loathing blame game of " failed integra...