O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, aliado do ditador russo, Vladimir Putin, e que sempre se opôs à ajuda da União Europeia à Ucrânia na guerra contra o Kremlin, elevou a tensão diplomática com Kiev nesta segunda-feira (29).
Em entrevista a um podcast, Orbán comentou as acusações da Ucrânia de que drones de reconhecimento húngaros violaram o espaço aéreo ucraniano na sexta-feira (26).
Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, negou a acusação e disse no X que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está “perdendo a cabeça”.
“A Ucrânia não está em guerra com a Hungria; está em guerra com a Rússia. Deveria se preocupar com os drones na sua fronteira leste”, disse Orbán, segundo informações da agência Reuters.
“Acredito nos meus ministros [que afirmaram que a violação não ocorreu], mas digamos que eles [drones] tenham voado alguns metros até lá, e daí? A Ucrânia não é um país independente. A Ucrânia não é um país soberano, a Ucrânia é financiada por nós, o Ocidente lhe fornece fundos e armas”, disse o premiê húngaro.
No X, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, alfinetou Orbán e Szijjarto. “A boa notícia é que o primeiro-ministro Orbán admitiu que alguns drones vindos da Hungria entraram no espaço aéreo ucraniano. Szijjarto, como vai seu tuíte falando sobre ‘alegações falsas’ [da Ucrânia]? Não envelheceu bem?”, ironizou.
“Mas a má notícia é que o primeiro-ministro continua intoxicado pela propaganda russa. Estamos ansiosos para ouvir suas opiniões sobre a soberania e a independência dos Estados assim que ele se libertar da sua dependência da energia russa, como o presidente dos EUA, Donald Trump, e seus parceiros europeus insistiram diversas vezes [para que fizesse]”, acrescentou Sybiha.
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Orbán minimiza incursão de drones húngaros na Ucrânia: “Não é um país independente”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Failed integration and the fall of multiculturalismo
For decades, the debate in Denmark around problems with mass immigration was stuck in a self-loathing blame game of " failed integra...
-
As ideias do putativo nomeado eram conhecidas. Estão, aliás, na blogosfera. Exemplos? Para Vitório, Aristides Sousa Mendes, o cônsul que “al...
-
PAULO REIS Conheci o T. numa noite de copos, no Bairro Alto. Era polícia à paisana, dedicado essencialmente ao combate ao tráfico de drog...
-
Conheci o T. numa noite de copos, no Bairro Alto. Era polícia à paisana, dedicado essencialmente ao combate ao tráfico de droga. Na mesa e...

Sem comentários:
Enviar um comentário