Saif Abukeshek, operacional do Hamas, dirige uma empresa de fachada em Espanha, a Cyber Neptune. Através dela, é proprietário dos navios da flotilha que navega para Gaza e onde viaja uma deputada do parlamento português.
Abukeshek nasceu em Junho de 1981, tem nacionalidade espanhola e está radicado em Espanha.
É co-fundador do Palestinian Youth Movement (PYM), representante da Intersindical Alternativa de Catalunya (IAC) e conhecido nos últimos vinte anos por ‘activista’ e organizador de acções como a Global March to Gaza e a Global Sumud Flotilla. Em Junho de 2025, supostamente, foi detido, espancado e desapareceu no Cairo, enquanto organizava a Global March to Gaza destinada a entregar ajuda humanitária aos palestinianos.
Tem pelo menos duas empresas, a Cyber Neptune SL e a Menorca Yachting Limited, com a mesma morada – Via Augusta nº 13, 6º Pta.2, Barcelona, Espanha.
A empresa Cyber Neptune SL foi constituída a 5 de Junho por uma pessoa – Andres Velez Ferrera, que tem mais de 1200 empresas abertas por si –, e a 29 de Agosto mudou de objecto social (de compra e gestão de imóveis para transporte marítimo de pessoas e mercadorias) e passou para o nome dele. Na segunda empresa, Menorca Yachting Limited, foi constituído director a 22 de Agosto. Ambas as empresas passaram para o seu nome poucos dias antes da flotilha arrancar no dia 31 de Agosto.
O sócio, Jaime Rodrigo de Larrucea, é um advogado especialista em direito marítimo que defendeu em Junho passado a Freedom Flotilha e o navio Madleen e é também o coordenador legal da organização Open Arms que resgata migrantes no Mediterrâneo.
(Roubado à Sofia Afonso Ferreira)

Sem comentários:
Enviar um comentário