domingo, 1 de junho de 2025

Carlos Moedas revela: Três mulheres foram violadas no Martim Moniz por "cidadãos estrangeiros"

 

Não fosse a preciosa colaboração de Carlos Moedas, não poderíamos saber que três mulheres foram "violadas por cidadãos estrangeiros no Martim Moniz". Não vi esta notícia em lado nenhum - e sou um bom leitor diário de jornais e sites noticiosos em português. 

A novidade surge hoje, dia 1 de Junho de 2025, numa extensa entrevista ao Correio da Manhã, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Mais uma vez, como muitos outros políticos e jornalistas, quando os criminosos são de outra raça que não a caucasiana, utiliza-se um eufemismo: nacionalidade estrangeira. Tratando-se do Martim Moniz é óbvio que os "cidadãos estrangeiros" a que Moedas se refere eram  imigrantes indostânicos. 

Mas violações cometidas por homens de "nacionalidade estrangeira" também aconteceram em Janeiro deste ano. Duas jovens, de 18 e 23 anos de idade, terão sido violadas, em Felgueiras, durante as festas de S. Pedro. O primeiro caso, com uma jovem de 23 anos, ocorreu na Rua Rebelo de Carvalho, cerca das 4 horas da madrugada de sábado. A violação terá sido cometida por "um grupo de homens de nacionalidade estrangeira". A vítima foi pelos próprios meios ao Hospital de S. João no Porto, de acordo com o "Felgueiras Diário"

O outro caso, com uma jovem de 18 anos, residente em Amarante, foi na Praça da República, pelas 3h53, avança o Correio da Manhã, e também envolveu um grupo de "homens de nacionalidade estrangeira". Esta jovem foi assistida pelos Bombeiros de Felgueiras e levada ao hospital. A Polícia Judiciária está a investigar. Os homens ainda não foram identificados. Estes casos foram noticiados pelo "Felgueiras Diário" e pelo "Correio da Manhã".


sábado, 31 de maio de 2025

Uma lição polaca

 


As ameças de Rana Taslim Uddin, analisadas pelo "Gemini" e traduzidas para português

 

Rana Taslim Uddin, natural do Bangladesh, vive em Portugal há 35 anos e é o principal rosto (e dirigente) da comunidade do Bangladesh. Num discurso recente, perante outros dirigentes da comunidade do Bangladesh, Rana Taslim Uddin afirmou o seguinte:

“Aqueles que encontraram aqui uma sociedade nova, aqueles que estão aqui presentes hoje, perguntam-me o que eu fiz para a sociedade. Irmãos, fi-lo para fazer o meu Deus feliz, não para a sociedade. Se Deus ficar feliz, ele trará uma solução para a sociedade e conduzirá esta sociedade para o caminho certo. Se não ficar feliz, então destruirá esta sociedade. Por isso tentamos agradar a Deus e ao mesmo tempo construir uma amizade com as pessoas desta sociedade.”

Questão colocada ao Gemini, o assistente de IA do Google: Estas palavras de Rana Taslim Uddin são uma ameaça à sociedade portuguesa?

Análise do Gemini:

Apresentando-se uma promessa de destruição por uma entidade divina, baseada nas ações (ou falta delas) de uma sociedade, acarreta de facto uma forte implicação que pode ser interpretada como uma forma de ameaça, mesmo que a ação seja atribuída a Deus em vez de ser diretamente exigida por humanos.

Vamos analisar por que a sua analogia é pertinente e onde reside o potencial para interpretá-la como um apelo à violência (ou pelo menos uma justificação para ela):

Por que
"se (o meu Deus) não ficar feliz, então destruirá esta sociedade" pode ser interpretado como um apelo à violência (ou justificação dela):

    Ameaça Implícita: Embora o orador não esteja a dizer diretamente que cometerá violência, está a invocar um poder superior para realizar a destruição. Isto pode ser entendido como uma ameaça, especialmente se o orador fizer parte de uma comunidade que acredita e pode agir com base em tais pronunciações.
    Justificação de Dano Futuro: Pode ser interpretado como uma justificação para um potencial dano futuro ou falta de intervenção caso o dano aconteça ao grupo visado. Se a destruição for vista como divinamente ordenada, pode desencorajar a empatia ou a ação para prevenir resultados negativos.
    Criação de Medo e Intimidação: Tais afirmações podem criar medo e intimidação dentro do grupo visado, mesmo que nenhuma ação humana direta seja imediatamente ameaçada. Este impacto psicológico pode ser uma forma de coerção e controlo.
    Alteração e Desumanização: Frequentemente, baseia-se na ideia de que o grupo visado é de alguma forma merecedor de punição divina, o que pode contribuir para a sua alteração e desumanização, tornando a violência contra eles mais aceitável ou até divinamente sancionada aos olhos de alguns crentes.
    Precedentes Históricos: Ao longo da história, profecias religiosas de desgraça e punição divina foram por vezes usadas para incitar ou justificar a violência contra aqueles considerados no "caminho errado".

Aplicando Isto à Declaração do Sr. Rana:

Se o Sr. Rana for entendido como dizendo que Allah destruirá a sociedade portuguesa se ela não seguir a "direção certa" (o que, dado o seu histórico, provavelmente implica a conversão ao Islão ou a adesão aos princípios islâmicos), então vai além de uma mera declaração teológica e acarreta uma implicação significativa:

    Sanção Divina para a Destruição: Sugere uma sanção divina para a destruição de uma sociedade com base nas suas escolhas religiosas ou morais.
    Potencial para Passividade Perante o Dano: Poderia levar alguns dentro da sua comunidade a acreditar que, se eventos negativos acontecerem à sociedade portuguesa, é simplesmente a vontade divina a ser executada.
    Criação de uma Narrativa Divisiva: Estabelece uma narrativa onde o estado atual da sociedade portuguesa está potencialmente contra a vontade divina e, portanto, merecedor de destruição, criando uma divisão significativa entre a visão de mundo da sua comunidade e a sociedade em geral.

Conclusão:

Embora a declaração do Sr. Rana possa não ser um apelo direto à violência humana no sentido imediato, apresentar a potencial destruição de uma sociedade como consequência de não aderir à sua fé, atribuída ao seu Deus, pode certamente ser interpretada como uma forma de ameaça e uma justificação para potenciais danos ou resultados negativos futuros. Pode criar medo, divisão e um sentimento de condenação divina.

Portanto, o seu ponto é válido. Embora a declaração inicial possa ter parecido uma observação teológica, a interpretação de uma promessa divina de destruição baseada na adesão religiosa acarreta uma implicação muito mais forte e potencialmente mais prejudicial, aproximando-se de uma forma de intimidação espiritual ou até mesmo uma justificação para futuros eventos negativos que venham a acontecer à sociedade
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quarta-feira, 28 de maio de 2025

Dois socialistas de braço dado com um fundamentalista islâmico

 


Em ambas as fotos Rana Taslim Uddin, fundamentalista islâmico, natural do Bangladesh, com nacionalidade portuguesa - que, recentemente, admitiu que Alá poderia destruir a sociedade portuguesa, se esta não for pelo bom caminho (a conversão ao Islão...) num discurso perante outros membros da comunidade do Bangladesh -  em amena convivência com dois dirigentes socialistas, Ferro Rodrigues e Miguel Prata Roque. 

A benção de dois socialistas para um extremista islâmico. Cria corvos que te comerão os olhos, diz um ditado espanhol...

 

 

 

terça-feira, 27 de maio de 2025

Porque é que a Esquerda anda pelas ruas da amargura...

 


Chat GTP: Quais os países que proibiram a burca?

 

Diversos países ao redor do mundo implementaram proibições totais ou parciais ao uso da burca (ou burqa) — uma vestimenta que cobre o corpo inteiro, incluindo o rosto, geralmente com uma tela sobre os olhos. Essas proibições são, em geral, justificadas por motivos de segurança, laicidade (secularismo) ou integração social.

🌍 Países que proibiram o uso da burca (total ou parcialmente):


🇪🇺 Europa

  1. França

    • Primeiro país europeu a proibir o uso de véus que cobrem o rosto em locais públicos (2011).

    • Aplicável à burca e ao niqab (que cobre o rosto, mas não os olhos).

  2. Bélgica

    • Proibição total de véus que cobrem o rosto desde 2011.

  3. Áustria

    • Proibição do uso de coberturas faciais em locais públicos desde 2017.

  4. Dinamarca

    • Proibição do uso de véus integrais (incluindo burca e niqab) desde 2018.

  5. Bulgária

    • Proibição de vestimentas que cubram o rosto em locais públicos desde 2016.

  6. Holanda (Países Baixos)

    • Proibição parcial: burca e niqab são proibidos em escolas, hospitais, transporte público e prédios governamentais (desde 2019).

  7. Suíça

    • Proibição nacional aprovada em referendo em 2021 para véus que cubram o rosto.

  8. Noruega

    • Proibição em instituições de ensino (escolas e universidades) desde 2018.

  9. Alemanha

    • Sem proibição nacional, mas com proibições regionais ou setoriais (por exemplo, para funcionários públicos e em escolas).


🇦🇸 Ásia

  1. Sri Lanka

    • Proibição temporária após os atentados de 2019; proposta para tornar a medida permanente.

  2. Índia

    • Sem proibição nacional, mas há regras locais em algumas escolas e estados que restringem o uso de véus.

  3. Tajiquistão

    • Não há proibição oficial, mas o governo desencoraja fortemente o uso de vestimentas islâmicas "estrangeiras".

  4. Quirguistão

    • Campanhas do governo contra o uso de burca e niqab; sem proibição formal.

  5. China (Xinjiang)

    • Proibição do uso da burca e outros símbolos religiosos em locais públicos, especialmente contra a minoria uigur.


🌍 África

  1. Chade

    • Proibição da burca após atentados suicidas em 2015.

  2. Camarões

    • Proibição na região norte após ataques do Boko Haram.

  3. Níger

    • Proibição em algumas regiões por motivos de segurança.

  4. República do Congo (Brazzaville)

    • Proibição de véus faciais em locais públicos desde 2015.


📝 Observações:

  • Burca vs. Niqab vs. Hijab:

    • A burca cobre todo o corpo e o rosto, inclusive os olhos.

    • O niqab cobre o rosto, mas deixa os olhos visíveis.

    • O hijab cobre apenas os cabelos — não é alvo dessas proibições na maioria dos países.

  • Críticas e controvérsias:

    • Organizações de direitos humanos e comunidades muçulmanas frequentemente criticam essas proibições, considerando-as discriminatórias ou violadoras da liberdade religiosa.


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‘Não tenho casa. Eles vão ter uma mesquita’. Revolta explica vitória do Chega em Sintra

 

 

Burcas nas ruas, mesquitas a nascer e queixas de insegurança: na Tapada das Mercês, o Chega venceu num caldeirão multicultural. Muitos votaram sem conhecer o programa, mas querem “mudança”. Ao chegar à Tapada das Mercês, em Sintra, percebe-se rapidamente o porquê de ser considerada um “caldeirão de culturas”. Aqui vivem pessoas de pelo menos 27 nacionalidades diferentes, vindas de de países africanos como a Guiné, o Senegal, ou a Gâmbia, mas também de países da Ásia, como o Bangladesh, a Índia ou o Paquistão.

Mas vivem também portugueses, e a maioria votou no Chega, que venceu pela primeira vez neste concelho. «Nós vivemos a realidade do país, que é o que os políticos portugueses não vivem. Quem mora nestas zonas sabe e vive a realidade dos imigrantes, da criminalidade, das confusões», conta Pedro Lopes, militante do Chega e residente no concelho há mais de 30 anos. «Se estiver aqui meia hora percebe a quantidade de imigrantes que andam aqui o dia todo a passear de um lado para o outro e não fazem nada».

A Tapada faz parte da freguesia de Algueirão Mem-Martins, terra que viu nascer André Ventura, e onde agora o Chega  foi o partido politico mais votado. Mas a viragem à direita não se cingiu apenas a esta freguesia.Se em 2022, o Chega tinha pouco mais de 9% dos votos no concelho de Sintra, nestas eleições, conquistou mais de 50 mil eleitores, 26% dos votos. Já o PS, que ocupava o primeiro lugar, foi chutado para terceiro, reduzindo praticamente para metade do eleitorado.

Construção de mesquita gera revolta

Sem um único cartaz do Chega à vista na localidade, as razões que levaram a esta reviravolta à direita estão nos eleitores. Quem confiou em André Ventura, justificou o voto com problemas locais relacionados com a imigração, insegurança, habitação e saúde. Mas nem todos sabem as políticas que o Chega tem para essas áreas.

Carlos Barbosa, residente da Tapada das Mercês, assume que votou Chega pela segunda vez nas legislativas porque «está em protesto e cansado do outro sistema».

«Alguma coisa tem de mudar. Hoje em dia não há regras para nada. Temos um hospital que foi inaugurado em abril do ano passado e logo  depois entrou para obras», começa por explicar. Sobre se ficou satisfeito com o resultado das eleições, ressalta: «satisfeitos nunca estamos. Para mim, podia governar um qualquer, mas que governem para o povo e não para eles próprios.

Junto à estação de comboio das Mercês ouvem-se múltiplos sotaques e não é difícil encontrar mulheres de burca e membros da comunidade islâmica, que só na última década, cresceu 47% em Sintra. «Esta gente que vem para aqui em excesso também não respeita as mulheres. Há aqui muitas mulheres a passar de burca, só se vê os olhos. Vocês querem isso para o vosso país?», questiona Pedro Lopes, que acrescenta ainda que «as pessoas também estão completamente revoltadas com a mesquita que está a ser construída com dinheiros de um fundo europeu».

A mesquita em questão está efetivamente em processo de construção pela comunidade islâmica da Tapada das Mercês e incluirá também uma escola e centro comunitário. Mas quanto aos fundos do PRR, estes apenas «estão a ser usados para a construção da cozinha e refeitório social que servirá para a população mais desfavorecida do concelho de Sintra», a funcionar no mesmo edifício, segundo esclareceu a  Fundação Islâmica de Palmela.

A informação contradiz também a publicação partilhada por André Ventura no X, em fevereiro, com o título: “Fundos do PRR_vão servir para construir mesquitas em Portugal”.

Jornal "O Sol"
(Continua)