segunda-feira, 30 de junho de 2025

Construção de uma mesquita em Samora Correia: o que é a Associação Ahmadia do Islão

 

A Associação Ahmadia do Islão em Portugal é uma comunidade islâmica que se estabeleceu e legalizou em Portugal em 1987. Representa o ramo Ahmadia do Islão, que se distingue de outras correntes islâmicas por acreditar em Mirza Ghulam Ahmad (1835-1908), fundador do movimento na Índia em 1889, como o "Messias Prometido" e "Imame Mahdi", de acordo com o seu site na Internet.

A Comunidade Ahmadia baseia-se em princípios de paz, amor, fraternidade e serviço humanitário. O seu lema é "Amor para todos e ódio para ninguém". Acreditam que o verdadeiro Islão promove a tolerância, a educação e a solidariedade humana, segundo o seu site na Internet. Ao contrário da maioria dos muçulmanos, que consideram Maomé o último profeta, os Ahmadis acreditam que pode haver "subprofetas" ou reformadores, sendo Mirza Ghulam Ahmad um deles. Esta crença tem levado a que sejam frequentemente alvo de perseguições em alguns países de maioria muçulmana, como o Paquistão e Myanmar, salienta o site da organização.

Em Portugal, a Associação Ahmadia do Islão tem vindo a expandir a sua presença e atividades, que incluem a promoção do Islão e dos seus ensinamentos e a divulgação do Alcorão e dos princípios islâmicos de paz e convivência. A Ahmadia defende o diálogo Inter-Religioso, participa ativamente em eventos e iniciativas que promovem o diálogo e a compreensão entre diferentes religiões, defendendo a ideia de que "o ser humano deve estar acima de qualquer religião", acrescenta-se no site.

A nível global, a Comunidade Ahmadia tem construído escolas e hospitais em países africanos, focando-se nas necessidades de educação e saúde, independentemente de cor, raça ou religião. Em Portugal, procuram igualmente praticar o serviço humanitário, refere o site da associação. A Associação Ahmadia do Islão em Portugal adquiriu recentemente um terreno de 4 mil metros quadrados em Samora Correia, no concelho de Benavente, com a intenção de construir a sua sede nacional. Este complexo incluirá uma mesquita, biblioteca e áreas desportivas, sendo projetado para ser um espaço aberto à comunidade local.

A Associação Ahmadia do Islão em Portugal, afirma-se no seu site na Internet, procura ser uma voz pela paz e pela tolerância, trabalhando para integrar-se e contribuir positivamente para a sociedade portuguesa. A aquisição do terreno e a informação de que seria destinado à construção de uma mesquita provocou uma reação popular, com manifestações dos habitantes locais, que se opõem à construção da mesquita. 

Até à data da manifestação, dia 10 de Junho, não havia nenhum projecto nem nenhum pedido de viabilidade entregue na câmara municipal para a possível construção da mesquita. A autarquia tem sido alvo de críticas por não ter exercido o direito de preferência sobre o terreno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Failed integration and the fall of multiculturalismo

  For decades, the debate in Denmark around  problems with mass immigration was stuck in a self-loathing blame game of " failed integra...